Connect with us

Notícias

Diferenças entre SINGLE, EP, MIXTAPE e ALBUM

Publicado

em

Wussup comunidade Hip Hop moçambicana, sintam se saudados, ca estou pra mais uma exposição analítica. Muitos Hip Hoppers, Mcs, Djs, hoje, querem lançar algo, e não poucas vezes não sabem o que vão lançar primeiro, e alguns as vezes confundem o lançamento de um destes formatos com outro. A pretensão é distinguir na integra a diferença entre estes formatos: Single, Ep, Mixtape e Álbum.

A pesquisa incluiu consultas de vários lançamentos de cada formato para definir o padrão mais comum aqui apresentado. Le goo…

SINGLE
Definição – um single é uma canção considerada viável comercialmente pelo artista e pela editora o suficiente para ser lançada individualmente. É musica de divulgação, que normalmente é comum que também apareça num álbum.
O Single pode ser lançado como um álbum físico, formato digital em serviços online de venda de música para download como a iTunes Store.
Possui, no máximo, quatro faixas podendo ser faixas diferentes ou com a mesma música em sua versão geralmente em radio edit (versão editada para rádios) e dois remixes, além de um B-Side (faixa exclusiva do single).
Vantagens: Maior facilidade para popularização do trabalho, escolha da canção mais forte, baixíssimo custo, sobram mais recursos para investir em outras ações.
Desvantagens: Necessidade urgente de uma nova gravação, saturação muito rápida, pode não refletir a identidade do artista.

EXTENDED PLAY (EP)
O “extended-play” (EP) não chega a ser um álbum completo, é uma gravação de trabalho que possui normalmente de quatro a oito Músicas.
É geralmente visto como uma prévia do seu próximo álbum, ou como um item promocional enviado aos críticos.
Pode também ser usado como um meio para um artista lançar as músicas que não entraram em um álbum, comumente chamadas de “lado B”, que os fãs podem desejar ouvir.
Vantagens: Obra mais concisa, possibilidade de mostrar apenas as melhores faixas, baixo custo em comparação com o álbum.
Desvantagens: Obra se torna datada com mais facilidade, traz menos status que um álbum, poucas faixas.

MIXTAPE
Mixtape – É geralmente uma compilação de canções do mesmo artista ou artistas diferentes ou de diferentes álbuns.
As canções da mixtape podem encontrar-se de forma sequencial ou agrupadas por características comuns como ano de publicação, gênero e outros aspectos mais subjetivos
Hoje mixtapes pode ser lançadas em qualquer formato, incluindo vídeo, mas no geral consistem em músicas que já foram publicadas.
Mixtapes , quando produzidas comercialmente , são usadas para promover um novo álbum.
MIXTAPES LONGAS
Mixtapes longas (de 10 tracks acima)podem ser feitas para :
– Mostrar diversidade. Ex: Querer que as pessoas te oiçam em diferentes estilos de bits.
– Dar de falar. Ex: Uma Mixtape que contenha apenas musicas com samples de Marrabenta.

MIXTAPES CURTAS
No geral é mais aconselhavel lançar Mixtapes curtas(7-10 tracks) pois:
– Nao custam muito dinheiro
– Servem como um preparo para algo maior. EX Album.
Vantagens: Obra mais concisa, possibilidade de mostrar apenas as melhores faixas, baixo custo em comparação com o álbum.
Desvantagens: Obra se torna datada com mais facilidade, traz menos status que um álbum, poucas faixas.

ALBUM

Album – É um grupo unificado de músicas lançadas por um único artista ou banda que contem no mínimo 8 musicas em regra geral.
As músicas são comercializados como uma unidade, e muitas vezes são musicalmente semelhantes , usando a mesma instrumentação e estilo.
Albums, por outro lado , são geralmente produzidos em estúdios de gravação , e os produtores editam as gravações extensivamente para melhorar a qualidade , equilíbrio e sintonia antes de lançar o álbum .
Vantagens: Valor artístico, valor agregado, status, respeitabilidade, quantidade de músicas disponíveis.
Desvantagens: Alto custo, necessidade de boas canções que sustentem a audição de uma obra completa.

Elaborado Por BATHIST DMC – SOURCE: TVE24.COM

Clique para comentar

Deixe seu cometário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Destaques